Home Sobre o Médico Consentimento Informado Mucosectomia
LIGADURA ELÁSTICA DE VARIZES ESOFÁGICAS

Trata-se de técnica endoscópica empregada para controle das varizes esofagianas, dessa forma reduzindo o risco de sangramento das mesmas.


A ligadura elástica de varizes de esôfago é realizada através da endoscopia digestiva alta.


Varizes Esofagianas

Varizes Esofagianas

Para realização da ligadura através da endoscopia, emprega-se um equipamento adaptado a ponta do endoscópio que faz a sucção por aspiração de cada um dos cordões varicosos e a subsequente aplica, sob visão direta, anéis elásticas na sua base visando obliteração das mesmas.


Posicionamento do Endoscópio

Posicionamento do Endoscópio



Todo procedimento endoscópico diagnóstico ou terapêutico tem riscos que deverão ser discutidos com o paciente sempre que possível antes da assinatura do termo de consentimento para o exame.


Os efeitos colaterais mais comuns da ligadura são dor torácica leve e disfagia (dificuldade para engolir os alimentos) nos primeiros dias. Na maioria das vezes, ocorre uma crosta (escara) na superfície da variz tratada, que pode raramente sangrar.



Após o procedimento recomenda-se dieta líquida ou pastosa nas primeiras 48 horas e reavaliação médica na persistência de dor ou disfagia e sangramento digestivo em qualquer intervalo de tempo após a ligadura.


Varizes Ligadas

Varizes Ligadas


Varizes Ligadas

Varizes Ligadas

Deve-se também atentar para a programação de novas sessões de ligadura das varizes habitualmente em intervalos de 15 a 30 dias até a sua erradicação.


Mas não se esqueça: apenas o médico pode avaliar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento para cada caso.


Consentimento Informado Para Terapia Endoscópica