Eugenio Bacelar Viana - C.R.M.-Ba:4318 - R.Q.E.:6789
Excelência no Diagnóstico e Tratamento das Doenças do Aparelho Digestivo
  • Telefone:(71) 2132-2802
  • Whatsapp: (71) 99978-1720
  • E-mail: contacto@eugenioviana.com.br
MANOMETRIA ESOFÁGICA COMPUTADORIZADA

A manometria esofágica é um procedimento para determinar as pressões que a musculatura do esôfago exercem em condições de repouso e durante a deglutição.

Manometria Esofágica

Manometria Esofágica


O esófago é um tubo muscular que liga a garganta com o estômago. Não se trata exclusivamente de um condutor passivo dos alimentos da boca para o estômago. Possui motilidade própria que propulsiona o bolo alimentar.


Possuí válvulas (esfincteres) que se abrem para a passagem dos alimentos e impedem o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago.


A avaliação da função do mesmo é de grande importância na doença do refluxo gastroesofágico, pois além do esfíncter inferior que impede o retorno do ácido e as contrações do mesmo ajudam a fazer o clareamento (limpeza) das pequenas quantidades de ácido gástrico que escapam através do esfíncter inferior.


O uso mais comum para a manometria esofágica é avaliar o esfíncter inferior do esôfago e a musculatura do corpo do esôfago em pacientes que têm doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Manometria muitas vezes pode identificar a fraqueza no esfíncter esofágico inferior que permite que o ácido do estômago e conteúdo possam retornar para o esôfago. Também podem identificar anormalidades no funcionamento da musculatura do corpo esofágico.


Utilizada antes da pH metria esofágica para a localização precisa do esfíncter inferior do esófago para que o cateter de possa ser corretamente posicionado.


Trata-se de procedimento ambulatorial realizado sem sedação, bem tolerado pela maioria das pessoas.


O procedimento é completamento isento de riscos já que a sonda utilizada e delicada não provocando traumas na sua introdução

O Equipamento

O Equipamento



O PROCEDIMENTO


Procede-se inicialmente a anestesia tópica da narina o cateter é guiado através de seu nariz e esôfago. Este procedimento não interfere com a sua respiração.


Após o posicionamento do cateter o mesmo é ligado a equipamento capaz de medir pequenas variações de pressão em múltiplos canais, o meso é ligado a computador que auxilia o profissional na realização do procedimento.


Quando solicitado deverá então engolir pequenos goles de água. Ao fazer isso, um computador conectado ao cateter registra a pressão, força e padrão de suas contrações musculares esofágicas.


Durante o teste, você será solicitado a respirar lenta e suavemente.


Sonda de Manometria

Sonda de Manometria

O teste geralmente dura cerca de 20 a 30 minutos.


Quando o exame for encerrado, você pode retornar às suas atividades normais.

Gráfico de Manometria Esofágica

Gráfico de Manometria Esofágica