Home Sobre o Médico Consentimento Informado Mucosectomia
pH METRIA ESOFÁGICA DE 24 HORAS

pH metria esofágica de 24 horas consiste na monitorização do PH (grau de acidez) intra esofágico, ou seja, mede a presença de PH ácido dentro do esôfago por um período de 24 horas. Este exame ajuda no diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico.

pH-Metria Esofágica

pH-Metria Esofágica



O exame consiste na colocação de um cateter através da narina, faringe e esôfago, sendo posicionado de acordo com as medidas realizadas anteriormente através de manometria, 5 cm. acima do esfíncter inferior.



O mesmo é ligado a um gravador eletronico que registra por um período de 24 horas as variações do pH do esôfago.


O Equipamento

O Equipamento


No dia seguinte da colocação, o paciente deverá a retornar a clínica para o aparelho ser retirado, o registro transferido para um computador que auxília ao especialista a análise das informações coletadas.


O exame de pH metria deve ser realizado com o paciente mantendo uma atividade diária o mais próximo do normal possível.



Apesar disto, há algumas coisas que não são recomendadas:


  • Não tome banho de chuveiro nem mergulhe enquanto estiver com o monitor.
  • Não passe por detector de metais ou aparelhos de Rx em aeroportos.
  • Não se aproxime a uma distância menor que 1 metro de micro-ondas em funcionamento
  • Sua alimentação durante o exame deverá ser dentro dos padrões que usa habitualmente, exceto as que lhe são recomendas não ingerior no momento da orientação.
  • Lembre-se de registrar cada coisa que puser na boca e os horários quanto se deitar ou se levantar no papel que lhe foi entregue.

  • ATENÇÃO:


    Se ocorrer desconforto muito grande durante o período de monitorização ligue para a clínica e um médico ou enfermeira irá lhe orientar, se o problema ocorrer durante a madrugada ou período em que a clínica estiver fechada, havendo necessidade de remover a sonda numa emergência, você mesmo poderá retirá-la puxando-a lentamente para fora do nariz.


    Sonda de pH-Metria

    Sonda de pH-Metria

    Não tente recolocá-la. Lave com água, inclusive o eletrodo que fica no peito, retirando a pasta que está nele. Coloque-a num saco plástico e leve-a para seu médico.


    Gráfico de pH-Metria Esofágica

    Gráfico de pH-Metria Esofágica